Para o professor acender uma chama de motivação em estudantes do 5º ano é um desafio grande. A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem muitas transformações físicas, hormonais e mexem com o emocional deles. Nessa idade, alguns estudantes gostam de desafiar, chamar a atenção, são mais críticos e não aceitam facilmente serem contrariados.

Sempre tive receio de transitar no segundo ciclo, principalmente nas turmas do 5º ano. Mas em 2018 tive que encarar esse desafio. Até conhecer e entender o perfil desse segmento, fui devagar, em um movimento de deixar-me conhecer e de conhecê-los. Rapidamente construímos respeito e admiração mútuos.

No fundo a rebeldia era apenas um escudo. Queriam liberdade de expressão e de sentimentos, precisavam do apoio dos amigos e deixavam claro a importância desse pertencimento de grupo. Queriam diálogo, direito à voz, queriam ser ouvidos, aceitos.

Das muitas lembranças, uma de modo especial marcou essa turma: o projeto sobre o Museu de Memórias que desenvolvemos em sala e convidamos as outras turmas do 5º ano para visitarem.

Cada estudante trouxe um objeto significativo, carregado de afeto e lembranças. Explicaram para os colegas, contando a história do objeto na exposição temporária que criamos. Fotos antigas, roupinhas de bebê, brinquedos e outros objetos trouxeram vida, alegria, memórias e muita diversão.

Lembrar do passado, viver o presente e pensar o futuro... Ciclos.

Olhando as fotos não consigo pensar em outra coisa: os olhos destes adolescentes nos falam... Nos contam o quanto estão felizes!!!

5º ano - 2018


Fonte: acervo próprio