Sobre:

Ø O blog Crianças e Afetação é uma possibilidade de estabelecer pontes entre professores, crianças e as produções que são realizadas nas escolas e outros espaços de aprendizagem.

Ø  É um espaço para que os professores do Ensino Fundamental possam mostrar as suas práticas pedagógicas, incentivando os seus pares, com ideias, atividades e intervenções que ajudaram no processo de aprendizagem.

Ø  A intenção é de estabelecer diálogos que favoreçam a visibilidade de projetos, ações e práticas que tiveram êxito na aprendizagem dos estudantes.


Público alvo:

 

Ø  Professores do Ensino Fundamental, Pedagogos, Divulgadores de Ciência, Educadores de museus e afins.

 

Sobre o título “Crianças e Afetação”

 

            A proposta deste blog é de refletir sobre as crianças e o processo de aprendizagem vivido por elas seja em casa, na escola ou em outros espaços educadores como museus, praças, zoológico, parques, centros culturais, dentre outros.

            Partimos do pressuposto que as crianças já sabem muitas coisas, já possuem suas hipóteses sobre as coisas que vê e que vivencia e assim queremos trazer para o centro da nossa discussão essa curiosidade, interesse e protagonismo, que são próprios delas e não devem ser deixados de lado, ao contrário devemos colocar em evidência nos processos de ensino e aprendizagem.

      Pensamos que para que a criança aprenda ou para que ela queira aprender, é preciso que algo aconteça, que desperte o seu interesse, que tenha significado aquela aprendizagem, ou seja que ela seja afetada por uma situação e que essa afetação faça com que ela se mova em direção ao seu objeto de interesse, ao seu objeto de pesquisa. Precisamos ser afetados para aprender. Nesse sentido, sobre a afetação Bruno Latour nos explica sobre a importância de “deixar-se afetar”, para Latour (2002, p.3), quando um indivíduo aprende, ele se deixa afetar e se torna cada vez mais diferenciado, porque terá estabelecido mais e mais conexões, tornando-se, assim, mais interessante e enriquecido na relação com o seu entorno. A afetação faz com que a criança se conecte, crie mais conexões que a envolvem e dão significado à aquela ação. Algo que me afeta é algo que cria em mim, uma ação, uma reação.