Sobre:
Ø O blog Crianças e Afetação é uma possibilidade de estabelecer pontes entre professores, crianças e as produções que são realizadas nas escolas e outros espaços de aprendizagem.
Ø É um
espaço para que os professores do Ensino Fundamental possam mostrar as suas
práticas pedagógicas, incentivando os seus pares, com ideias, atividades e
intervenções que ajudaram no processo de aprendizagem.
Ø A intenção é de estabelecer diálogos que favoreçam a visibilidade de projetos, ações e práticas que tiveram êxito na aprendizagem dos estudantes.
Público
alvo:
Ø Professores
do Ensino Fundamental, Pedagogos, Divulgadores de Ciência, Educadores de museus
e afins.
Sobre
o título “Crianças e Afetação”
A proposta deste blog é de refletir sobre as crianças e o
processo de aprendizagem vivido por elas seja em casa, na escola ou em outros
espaços educadores como museus, praças, zoológico, parques, centros culturais,
dentre outros.
Partimos do pressuposto que as crianças já sabem muitas
coisas, já possuem suas hipóteses sobre as coisas que vê e que vivencia e assim
queremos trazer para o centro da nossa discussão essa curiosidade, interesse e
protagonismo, que são próprios delas e não devem ser deixados de lado, ao
contrário devemos colocar em evidência nos processos de ensino e aprendizagem.
Pensamos que para que a criança
aprenda ou para que ela queira aprender, é preciso que algo aconteça, que
desperte o seu interesse, que tenha significado aquela aprendizagem, ou seja
que ela seja afetada por uma situação e que essa afetação faça com que ela se
mova em direção ao seu objeto de interesse, ao seu objeto de pesquisa.
Precisamos ser afetados para aprender. Nesse sentido, sobre a afetação Bruno
Latour nos explica sobre a importância de “deixar-se afetar”, para Latour
(2002, p.3), quando um indivíduo aprende, ele se deixa afetar e se torna cada
vez mais diferenciado, porque terá estabelecido mais e mais conexões,
tornando-se, assim, mais interessante e enriquecido na relação com o seu
entorno. A afetação faz com que a criança se conecte, crie mais conexões que a
envolvem e dão significado à aquela ação. Algo que me afeta é algo que cria em
mim, uma ação, uma reação.